O que é Agroecologia?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Agroecologia

Dizer que a agroecologia é uma forma de produzir alimentos orgânicos é verdade, mas é pouco – raso. Melhor seria dizer que é uma forma de agricultura culturalmente sensível, socialmente justa e economicamente viável. Complexo, não? A melhor forma de definirmos o que é a agroecologia é olhando para ela sob três diferentes aspectos, que se conversam.

 

A agroecologia é uma prática social.

O que é Agroecologia? 1

Isso quer dizer que ela é construída e praticada por pessoas – que tem culturas, tradições e saberes diferentes entre si e tudo isso deve ser respeitado e valorizado na prática agroecológica. Por isso que ela tem formas e traços que variam de região pra região, de comunidade pra comunidade, respeitando a diversidade cultural do nosso povo.

 

A agroecologia é uma ciência.

Ela se utiliza dos saberes ecológicos para potencializar as inter-relações das espécies dentro de um ecossistema e criar agroecossistemas sustentáveis que produzam de maneira saudável, limpa e eficiente. Sendo uma ciência, ela utiliza do método científico para testar e comprovar as melhores técnicas de manejo e o acúmulo dos conhecimentos da biologia e ecologia para incluir nos seus métodos de produção as espécies que melhor se adaptam a cada tipo de ambiente, fazendo com que seja necessário o mínimo de intervenção externa na produção.

O que é Agroecologia? 2

Mas como ela pode ser uma ciência e ao mesmo tempo uma prática que valoriza os saberes tradicionais?

Pois bem, a agroecologia é o que chamamos de uma ciência integrada, que traz para dentro de si outras formas de conhecimento que não o saber científico. Isso não prejudica os métodos agroecológicos, apenas faz com que eles levem em consideração a vida e cultura das comunidades produtoras, uma vez que enxerga a terra não só como um espaço de produção, mas também como um espaço de vida (muita vida!).

É por isso que quando falamos de agroecologia estamos falando de uma ecologia de saberes, uma interação harmônica entre o conhecimento científico e as práticas e saberes tradicionais. Uma forma de potencializar a diversidade, multiplicando-a através de relações equilibradas.

A agroecologia tem um papel fundamental na agricultura nos dias de hoje porque nos proporciona qualidade de vida, alimentos saudáveis, sustentabilidade e valorização do trabalhador rural. Entretanto, por mais que venha crescendo nos últimos anos, ela está longe de ser a principal forma de se fazer agricultura no Brasil. E isso nos leva ao terceiro aspecto do que é a agroecologia.

 

Encontre no Pira Eco

Procurar por ...

 

A agroecologia é um movimento politico.

O que é Agroecologia? 8

Sua prática e seu conhecimento apresentam uma nova forma de se pensar a agricultura e as relações que os seres humanos têm com a natureza, uma forma baseada no respeito pela diversidade, pela pluralidade de cada região e de cada povo, pela riqueza da nossa terra. Essa nova visão enfrenta diretamente os interesses dos grandes latifundiários e das grandes empresas, interessadas em extrair da terra todo o lucro que dela se possa extrair, a despeito das consequências sociais e ambientais que isso traz.

Por isso ela é também um movimento político. Porque reuniu, e reúne, muitas pessoas que acreditam na agroecologia como uma nova forma de se relacionar com a terra, uma nova forma de se produzir alimento e cuidar da natureza, um novo projeto de futuro. A agroecologia é um movimento político porque está disposta a mudar as coisas. A fazer diferente.

É por isso que ao falarmos de agroecologia estamos expandindo os nossos horizontes e falando de uma nova maneira de produzir e se alimentar, mas também de ser e estar no mundo. Pensar novas formas de cuidar do nosso planeta e de nós mesmos exige um esforço diário, um eterno repensar das nossas atitutes enquanto indivíduo e enquanto sociedade. A agroecologia nos proporciona esse olhar crítico e mais: nós da ferramentas para buscar fazer a transformação quando busca conciliar ciência e cultura, agricultura e meio ambiente.

Conhece iniciativas agroecológicas na sua região? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Sobre o autor

Victor Marchesin Corrêa

Victor Marchesin Corrêa

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Mais Artigos

    Anuncie seu Negócio GRATUITAMENTE

    Reivindicação de Anúncio